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Gestor de mídias digitais e a digitalização das empresas

A empresa, a loja, o pequeno estabelecimento, que ainda não aderiu a era digital e não se “digitalizou” terá grandes dificuldades em sobreviver a atual crise econômica global causada pela pandemia do COVID-19, ter atualmente um gestor de mídias digitais para realizar essa “digitalização” dos processos de uma empresa é, praticamente, um quesito obrigatório para os empresários e gestores.

Para várias indústrias de vários segmentos, a digitalização da comunicação e de processos que levariam anos, teve de ser adaptada em meses. O mundo vivenciou um “boom”no download de aplicativos e ferramentas de comunicação para realização de reuniões, webconferências, planilhas organizacionais e precisou, mais do que nunca, de profissionais que entendessem de mídias digitais e suas funcionalidades.

Hoje vamos te mostrar quais as atribuições de um gestor de mídias digitais, uma profissão “nova” e que veio para ficar em um mundo cada vez mais conectado e virtual. O relacionamento do prestador de serviços e do cliente nunca esteve tão conectado como agora, mas como tudo que envolve comunicação, a responsabilidade é grande. As capacitações, como cursos profissionalizantes, são imprescindíveis para quem quer atuar nesse nicho promissor.

O que faz um gestor de mídias digitais?


Um gerente de mídias digitais costuma unir análise de dados, criatividade e estratégia para que a equipe de redes sociais sob sua liderança, caso haja uma equipe, consiga conectar a marca aos usuários no Instagram®, YouTube®, Facebook®, Linkedin®, WhatsApp®, Google®, entre outros, de maneira positiva, criando assim um vínculo forte entre empresa e pessoas que acessar essas ferramentas digitais.

Para isso, esse profissional realiza uma série de atividades como o planejamento, criação e análise em mídias sociais, toma decisões com base em métricas e dados de monitoramento das redes sociais da empresa. O gestor, ou sua equipe, também cria o tom de voz da marca que deve ser seguido não apenas nas mídias sociais, mas do site ao atendimento. Conhece profundamente quem é o público-alvo da organização e como se comporta nas redes sociais, além de acompanhar a concorrência para fazer a análise de cenário e estabelecer social benchmarking. 

O gestor de mídias digitais também define quais mídias sociais a empresa deve investir em presença digital.  É ele quem aprova planejamento editorial e melhores formatos de conteúdo a serem postados em cada social media. Analisa indicadores e elabora planos estratégicos, táticos e operacionais para a empresa, inclusive, plano de gestão de crise para redes sociais e, claro, como em todo setor, apresenta relatórios para a diretoria mostrando seus resultados.

Quero ser um gestor de mídias!


Muitas empresas podem colocar cargos com nomes diferentes e até inserir a gerência de social media em setores como o da comunicação e marketing. Mas, para ser gestor de mídias sociais, você precisa ter experiência de aproximadamente de 5 anos na área. Portanto é necessário ter passado pelo operacional como analista de mídias sociais e já ter experiência em cargos de liderança.

Claro que cada caso é um caso. Esse processo costuma ser seguido em grandes empresas e corporações, em estabelecimentos menores alguns processos são acelerados, o que facilita para que o profissional consiga conquistar espaço e cargos mais desafiadores rapidamente.

Vale a pena financeiramente?


Não há um padrão estipulado quanto ao salário de um gestor de mídias, como um piso salarial por exemplo. O salário do gerente de redes sociais costuma variar de acordo com o porte da empresa que o profissional vai trabalhar, com o nível de experiência da pessoa e até mesmo com a região do Brasil que atua. 

De acordo com pesquisas de empresas ligadas ao setor, a média salarial de um gestor de redes sociais é R$ 2.000 podendo chegar a R$ 9.000. Obviamente dificilmente ele chegará na empresa ganhando muito. Como qualquer outra profissão, ele terá que mostrar bons resultados, ser criativo, desenvolver campanhas bem sucedidas, acompanhar as demandas da empresa e, claro, gostar muito de sua profissão para que o salário seja atrativo!

Curso de Gestão de Mídias Digitais


O Instituto Mix de Profissões, sabendo dos avanços tecnológicos e sempre atento as necessidades do mercado, já se preparou para essa nova profissão que tem se demostrado fundamental nas empresas, instituições e entidades.

O IM disponibiliza atualmente o curso de Gestão de Mídias Digitais, nele você aprenderá como criar estratégias de marketing digital (vital para as empresas atualmente), como impulsionar conteúdo nas plataformas digitais, como melhorar a imagem das empresas nas redes sociais, como vender mais online (e isso é de extrema importância tanto para empresa como para sua permanência no cargo) e como gerar engajamento com o público-alvo, esses são apenas alguns dos temas que o aluno irá aprender no curso do Instituto Mix de Profissões.

Que tal entrar com o pé direito no mercado de trabalho em uma profissão promissora? Aproveita a nova tendência, mídias digitais são o futuro da comunicação e do marketing das empresas!

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