VOCÊ EMPREENDEDOR / NOTÍCIA

Panificação: o que esperar do setor em 2021


Assim como boa parte dos segmentos, o da gastronomia (culinária, confeitaria e panificação) teve que se ajustar à realidade atual do mercado. Em 2020, o ano mais desafiador para muitas gerações, o cenário foi de adaptações, não apenas pelas questões envolvendo o distanciamento social, mas também pelo apelo mais saudável dos alimentos.

Por isso, a panificação deve se atentar às questões que envolvem variedade de produtos para o consumidor, desde os tradicionais até os integrais, saudáveis, artesanais entre outros produtos alternativos. 

Opções saudáveis devem ser o destaque dos próximos anos


O número de consumidores preocupados com a saúde é cada vez maior. Na padaria, podemos observar essas tendências na ampliação do mix de produtos com grande apelo saudável.

Por exemplo, os pães de longa fermentação; adição de sementes e grãos em abundância (multigrãos); o uso de corantes naturais extraídos de flores, frutos e sementes.

Além disso, entre as tendências 2021 aposta-se também na oferta de serviços produzidos na frente do cliente. Eles reforçam o conceito de frescor. Outra sugestão, são os espaços de revenda com produtos integrais, sem açúcar e lácteos.

Panificação deve reforçar as técnicas artesanais


A busca por um estilo de vida mais saudável também está associada a um resgate da simplicidade. Isso se traduz no interesse por técnicas artesanais e por itens produzidos localmente.

Os consumidores estão se cansando de produtos muito elaborados, sem que se saiba ao certo como são feitos. A desconfiança em relação à indústria de alimentos faz com que eles se voltem para o modo artesanal de produção.

Para uma sociedade acostumada à industrialização e ao consumo em massa, essa é uma das tendências de 2021 que renasce com uma força substancial, embasada principalmente pela preocupação com a qualidade do que consumimos e a experiência gourmet. Mais qualidade e variedade, do que quantidade e preços acessíveis. 

Segmento da panificação deve se adequar ao delivery


Cada vez mais relevante no faturamento de comércio de alimentos, o delivery ainda tem bastante espaço para crescer e melhorar em 2021. Ainda mais com o avanço dos aplicativos de entrega.

Outra das tendências 2021 para o segmento da panificação, são as estações de grab and go (pegue e vá). Elas começaram nos Estados Unidos, mas já aparecem por aqui. São refeições rápidas, snacks e lanches prontos, para levar e consumir e que atendem a demanda da falta de tempo.

Saladas, sanduíches leves e iogurtes com granola oferecem uma refeição rápida e saudável. Aliás, os avanços tecnológicos na área de embalagens também ampliarão as possibilidades nesse setor, garantindo a preservação das características sensoriais dos produtos. 

O fator meio ambiente deve ser levado em conta


Grande parte dos consumidores já tomou conhecimento da importância da preservação do meio ambiente e do consumo consciente. Inegavelmente, essa é uma das mais fortes tendências de 2021.

Depois de tudo que vimos em 2020, principalmente referente às queimadas e os impactos do homem no ecossistema, preservar o meio ambiente virou via de regra. Mas, o que o segmento da panificação tem haver com tudo isso? Bem, chegaremos lá!

Na padaria é preciso estar atento à oferta de canudos, sacolas e mexedores de café em plástico comum (há opções reutilizáveis e menos agressivas ao ambiente). Faça uma reavaliação e adaptação das embalagens, focadas em insumos sustentáveis e coerentes às legislações vigentes. Já pensou, em uma padaria movimentada, quando lixo plástico é produzido em um único dia?

É interessante que o empreendedor pense em rever o desperdício de alimentos, a produção de lixo e os gastos exagerados com água e energia do seu estabelecimento. Tudo isso, além de ajudar o meio ambiente, irá, claro, ajudar a economizar dinheiro, algo que todo mundo precisa em qualquer momento.
 

O setor da panificação também precisa de tecnologia e inovação


Modernizar as áreas de produção, venda e aspectos gerenciais das padarias está atrelado à sustentabilidade das empresas. Inovação é acompanhar as tendências do mercado, o marketing digital se tornou um valioso aliado, agregando à imagem e reputação virtual, atraindo novos públicos e como um potencializador dos tradicionais canais de venda.
 
A semi automação e a automação contribuem expressivamente no aumento da produtividade das empresas de panificação. Quando atreladas a processos produtivos, padronização e layout de loja, representam um ganho operacional e, consequentemente, econômico. 

Alimentos 100% naturais


Os produtos “free from”, ou seja, aqueles produtos livres de ingredientes alérgenos, são a aposta mais promissora e não poderiam faltar entre as tendências de 2021. Há uma crescente percepção por parte dos consumidores que produtos sem glúten e sem lactose são mais naturais e mais saudáveis.

Além das necessidades específicas relacionadas à saúde ou a regime alimentar restritivo, como celíacos, vegetarianos e veganos.

Na padaria, pode-se conectar essa tendência ao detalhamento nos rótulos e etiquetas dos produtos panificados. Na produção, experimente trocar a manteiga por uma outra gordura, como o óleo de coco e o azeite de oliva, e o leite de vaca pelos de coco, castanha, aveia ou arroz.

No caso dos doces, as possibilidades não faltam. Então, experimente fazer um chantilly vegano com leite de coco ou uma tortinha de frutas e, para a massa, usar as castanhas como base.

Cursos profissionalizantes ajudam na atualização do padeiro


Estar atento a tudo que acontece no mercado não é uma tarefa fácil! A rotina agitada em uma padaria ou o trabalho na produção de encomendas via delivery, requer atenção máxima dos profissionais, por isso nem sempre dá tempo de buscar conhecimento sozinho, nas redes sociais ou em sites da internet.

O mais adequado em um mundo em constante evolução é buscar qualificação profissional, por meio de um curso você não só aprende novas receitas e métodos, como pode trocar experiências e vivências com outros profissionais, que só um curso presencial pode oferecer.

O segmento da panificação não para de crescer no Brasil, e estar preparado para esse crescimento, e a concorrência que aumenta na mesma proporção, irá te fazer um profissional ainda mais capacitado e preparado para enfrentar 2021. 

← Voltar
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Barbeiro vence obstáculos e conquista o sucesso

O que mais o Murilo Dantas de 30 anos de idade, morador de São Carlos, interior de São Paulo, escutou quando decidiu ser barbeiro profissional foi: "mais uma barbearia, já têm muitas na cidade" ou "ser barbeiro não dá resultado financeiro". Se tivesse escutado esses "conselhos", certamente o Dantas Barbershop ...

A batalha contra o Covid e a vontade de vencer

Você, neste exato momento, está respirando com a força dos seus pulmões? Se sim, que boa notícia! Continue os cuidados higienizando as mãos, mantendo o isolamento, usando máscara e, se chegar a sua vez de ser vacinado, corra o quanto antes para ser imunizado.Neste exato momento, milhares de brasileiros estão ...