VOCÊ EMPREENDEDOR / NOTÍCIA

Secretariado jurídico: qual seu papel na empresa?

Hora de falar de umas das profissões indispensáveis dentro de qualquer empresa, a de secretariado jurídico. As atribuições de um secretário jurídico são fundamentais para o bom andamento das atividades ligadas as questões judiciais. Quem atua nessa área é responsável por prestar serviços de suporte e apoio técnico-administrativo tanto em escritórios de advocacia como em setores de cobrança, assessoria ou recursos humanos das empresas.

Entre as atribuições de um secretário jurídico está a responsabilidade pelo gerenciamento e pelo arquivo de processos de documentos técnicos. A Vitória Ferreira trabalha desempenhando a função do secretariado jurídico, ela explica que há várias funções no seu dia a dia.

“Eu trabalho na parte de contratos novos, de aditivos, trabalho na parte de conseguir arquivar todos esses documentos o que é muito importante, manter todo esse material identificado e armazenado de forma planejada e organizada na empresa, e todo tipo de suporte que o setor necessita”, explica Vitória.

Secretariado jurídico e suas responsabilidades


Está sob as responsabilidades de um secretário jurídico prestar suporte e dar apoio técnico-administrativo a escritórios de advocacia, como já mencionamos, de auditoria jurídica, recursos humanos e departamentos administrativos, visando cumprir as determinações legais atribuídas a cartórios judiciais e extrajudiciais, executando procedimentos e registros cabíveis, prestando atendimento ao público, sendo responsável também pelo gerenciamento e pelo arquivo de processos e de documentos técnicos, assim como mencionou a Vitória.

Conhecimento no âmbito do Direito


Para que o profissional tenha um bom desempenho atuando no secretariado jurídico é essencial ter conhecimento em departamento administrativo e noções na área de Direito, não necessariamente ele precisa estar cursando uma graduação em Direito, mas noções básicas obtidas por meio de cursos rápidos ou profissionalizantes específicos como o do Instituto Mix de profissões, por exemplo, de Secretariado Jurídico, que é uma ótima base para a atuação nessa profissão.

Vitória diz que o curso a ajudou a ingressar no mercado. “Hoje em dia o mercado de trabalho é bem concorrido, por isso é importante não só ter uma qualificação, mas se qualificar em uma escola que seja boa, ti dê benefícios, que tenha um nome conhecido e respeitado, até por que você vai estar lidando com contratos e assuntos vitais para a empresa e a responsabilidade é muito grande”, explica Vitória.

No curso do Instituto Mix, o aluno vai ter noções de “Habilidades da secretária”, “Linguagem jurídica”, “Registro e Notariado”, “Ação judicial”, “Recursos”, e muito mais.  

← Voltar
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Influenciador Digital: ganhe dinheiro com a internet!

Com o desenvolvimento da tecnologia e da Internet, começamos a viver em um novo paradigma. No passado, grandes produtores e grandes empresas eram os que mantinham o monopólio da mídia. Agora, como influenciador digital, você pode aproveitar para fazer divulgações de produtos, estabelecimentos e muitos mais.Pessoas comuns podem produzir conteúdo, ...

Cursos livres: 4 vantagens de investir em profissionalização!

Investir em cursos livres pode ser uma boa oportunidade para quem precisa se recolocar no mercado de trabalho ou começar uma profissão do zero. De fato, esse tipo de experiência de ensino faz muita diferença na formação de bons profissionais que enxergam além das opções tradicionais do mercado.Durante a dinâmica ...