VOCÊ EMPREENDEDOR / NOTÍCIA

Secretariado jurídico: qual seu papel na empresa?

Hora de falar de umas das profissões indispensáveis dentro de qualquer empresa, a de secretariado jurídico. As atribuições de um secretário jurídico são fundamentais para o bom andamento das atividades ligadas as questões judiciais. Quem atua nessa área é responsável por prestar serviços de suporte e apoio técnico-administrativo tanto em escritórios de advocacia como em setores de cobrança, assessoria ou recursos humanos das empresas.

Entre as atribuições de um secretário jurídico está a responsabilidade pelo gerenciamento e pelo arquivo de processos de documentos técnicos. A Vitória Ferreira trabalha desempenhando a função do secretariado jurídico, ela explica que há várias funções no seu dia a dia.

“Eu trabalho na parte de contratos novos, de aditivos, trabalho na parte de conseguir arquivar todos esses documentos o que é muito importante, manter todo esse material identificado e armazenado de forma planejada e organizada na empresa, e todo tipo de suporte que o setor necessita”, explica Vitória.

Secretariado jurídico e suas responsabilidades


Está sob as responsabilidades de um secretário jurídico prestar suporte e dar apoio técnico-administrativo a escritórios de advocacia, como já mencionamos, de auditoria jurídica, recursos humanos e departamentos administrativos, visando cumprir as determinações legais atribuídas a cartórios judiciais e extrajudiciais, executando procedimentos e registros cabíveis, prestando atendimento ao público, sendo responsável também pelo gerenciamento e pelo arquivo de processos e de documentos técnicos, assim como mencionou a Vitória.

Conhecimento no âmbito do Direito


Para que o profissional tenha um bom desempenho atuando no secretariado jurídico é essencial ter conhecimento em departamento administrativo e noções na área de Direito, não necessariamente ele precisa estar cursando uma graduação em Direito, mas noções básicas obtidas por meio de cursos rápidos ou profissionalizantes específicos como o do Instituto Mix de profissões, por exemplo, de Secretariado Jurídico, que é uma ótima base para a atuação nessa profissão.

Vitória diz que o curso a ajudou a ingressar no mercado. “Hoje em dia o mercado de trabalho é bem concorrido, por isso é importante não só ter uma qualificação, mas se qualificar em uma escola que seja boa, ti dê benefícios, que tenha um nome conhecido e respeitado, até por que você vai estar lidando com contratos e assuntos vitais para a empresa e a responsabilidade é muito grande”, explica Vitória.

No curso do Instituto Mix, o aluno vai ter noções de “Habilidades da secretária”, “Linguagem jurídica”, “Registro e Notariado”, “Ação judicial”, “Recursos”, e muito mais.  

← Voltar
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carro ou coletivo: qual a melhor opção?

Todo mundo já pensou alguma vez na vida sobre o que vale mais a pena em termos de deslocamento: carro ou transporte público? Essa é uma pergunta difícil de ser respondida objetivamente, já que trata-se de uma opção envolvendo muitos fatores.Infelizmente, o transporte público brasileiro não possui o padrão de ...

Massagens: como ganhar dinheiro com elas?

Quando falamos de massagens, reforçamos que este é um mercado muito amplo e cheio de oportunidades. A primeira ideia que vem à mente é a massagem relaxante que alivia o estresse através de um tratamento terapêutico.Porém a massagem profissional vai muito além da massagem relaxante e para fins terapêuticos. Atualmente ...