VOCÊ EMPREENDEDOR / NOTÍCIA

Gestão de Mídias: jovem une tecnologia e evangelização

Quando falamos de internet, ela pode ter muitas funcionalidades e ser usada para os mais variados fins. E para “administrar” todas essas possibilidades, a profissão de gestão de mídias tem despontado como um trabalho cada vez mais necessário no mercado. As empresas que ainda não estão nas redes, não estão na internet, estão “no escuro” ou, no mínimo, na “idade média”. 

A internet é usada amplamente pelas entidades governamentais, escolas, universidades, órgãos de segurança, transporte, bancos e até nas igrejas. E vem de uma igreja o nosso case do Mercado de Trabalho. Provando que a internet é um bem disponível para todos que quiserem se aventurar nela. Desde que tenha conhecimento para isso, preparo e responsabilidade para usá-la.

Natural de Balneário Camboriú, Santa Catarina, o jovem de 24 anos Eduardo Lutzer Schwingel, que agora mora no município de Marau, Rio Grande do Sul, se formou em Teologia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) em Canoas-RS, em janeiro de 2018. E para ele a educação sempre foi uma das prioridades da vida. “Um dos meus investimentos de vida é me aprimorar em diversas áreas do conhecimento”, afirma o jovem Eduardo.

Um curso superior não foi o bastante!


Depois de já ter uma graduação em ensino superior, o que motivaria o Eduardo a voltar para a sala de aula? Bem, a resposta dele mostra que a educação “abre seus olhos” para novas realidades, uma delas é: “somente a educação pode contribuir com um mundo melhor”, ressalta Schwingel.

“O conhecimento é um tesouro que ninguém consegue nos tirar e todos deveriam repassá-lo às gerações seguintes. No caso do Instituto Mix de Profissões, eu estava procurando cursos para contribuírem para a minha formação. Coincidentemente a isso, minha mãe recebeu um curso sorteado da escola Instituto Mix de Profissões de Marau. Eu visitei o instituto e me interessei por alguns cursos profissionalizantes”, explica Schwingel.

O curso escolhido: Gestão de Mídias Digitais


Eduardo, um jovem do interior do Rio Grande do Sul, com formação teológica, costuma percorrer muitos locais isolados da sua região. No seu trabalho de evangelização, faz parte da sua rotina visitar pessoas, famílias das comunidades rurais, levar uma palavra fraterna, de amor e de solidariedade. Mas existe uma aliada nesse processo de peregrinação, e ela se chama internet!

Eduardo, como todo jovem, tem acesso a internet e sabe a importância dela para o suporte na realização das atividades, principalmente no que se refere aos trabalhos pastorais.

Mas ele sabia que conhecia apenas um pouco desse vasto campo tecnológico, e que um curso de Gestão de Mídias Digitais era necessário. “Eu conhecia pouco de Gestão de Mídias Digitais. Depois que comecei o curso, pude notar que se abriu um leque de possibilidades, principalmente na área de YouTube, ferramenta digital na qual busco me aprofundar e me dedicar cada vez mais”, destaca Eduardo.

A Gestão de Mídias como um “aproximador” de pessoas


Eduardo conta que as mídias digitais conectam as pessoas em todo o mundo. A informação chega em uma agilidade jamais imaginada há décadas atrás. “Ela (internet) abre uma grande porta para o comércio digital, compartilhamento de informações, experiências pessoais e conhecimentos gerais, sendo muito útil, atualmente, no período de pandemia do Coronavírus (Covid-19),” reforça o jovem. 

Ele conta ainda que as mídias ajudaram na evangelização, algo vital para ele. “Na minha visão profissional, como teólogo, as mídias digitais trouxeram, de um lado, um valioso recurso para a transmissão da Palavra de Deus, alcançando pessoas que não tinham acesso ao Evangelho de Jesus Cristo e, por outro lado, as mídias digitais também propagam muita mentira e enganação, conhecida popularmente como as “Fake News”. Cabe às pessoas filtrarem o conteúdo de informações e as notícias que elas se expõem”, explica Eduardo, que sabe que a internet pode ser usada tanto para o bem, quanto para o mal.

O curso profissionalizante e sua relevância para o aperfeiçoamento pessoal e profissional


Quanto mais você estuda, mais “sede” de conhecimento você adquire. Afinal, é por meio da educação, em especial a profissionalizante, que as portas para o mercado e para novos caminhos se abrem.

“Em todas as áreas profissionais é necessário se atualizar e se aperfeiçoar, pois conforme os tempos mudam, as pessoas também mudam e exigem novidades. Há algumas profissões que não permitem mudanças em seu conteúdo e ensinamentos, mas a forma que eles são transmitidos precisa acompanhar as mudanças da sociedade. Em Gestão de Mídias Digitais, que ano após ano há mudanças e novidades constantes, a busca por aperfeiçoamento e atualizações deve ser mais frequente”, explica Schwingel.

Ainda sobre a questão do aperfeiçoamento, Eduardo mostra uma notável sabedoria quanto a educação e sua relevância urgente na sociedade. “Quanto mais jovem uma pessoa for instruída e educada, com o amadurecimento, seu caráter se solidificará com respeito mútuo e reconhecimento social em casa (família) e no trabalho”.

Projeto de vida: ajudar a propagar a Palavra por meio das mídias digitais


O projeto do Eduardo é em breve, o mais rápido possível, começar o seu tão sonhado canal no YouTube. “O meu objetivo é levar a Palavra de Deus revelada nas Escrituras Sagradas até os jovens que estão, atualmente, muito afastados da Igreja, usando a plataforma do YouTube, a mais popular entre o público jovem. O curso de Gestão de Mídias Digitais contribuiu muito para o entendimento dessa plataforma, assim como algumas outras que eu poderei utilizar em paralelo com o meu futuro canal”, conta Eduardo.

Você será o responsável pelo seu sucesso!


Com 14 milhões de desempregados no Brasil, e muitos deles com boa formação, conhecimento, e anos de experiência em determinadas áreas, é imprescindível que o jovem, adulto ou qualquer tipo de pessoa que queira entrar no mercado de trabalho, comece o quanto antes a preparação profissional.

Haverá, com certeza, muitos desafios, haverá tropeços, quedas, mas o importante é não desistir, Eduardo Schwingel, termina seu relato reforçando que as críticas e dificuldades, sempre existirão!

“Diante da competitividade social e profissional, haverá muita crítica na tentativa de prejudicar quem está crescendo na vida social, empresarial e familiar. A minha dica é ser persistente nos seus sonhos e projetos, resgatando o sucesso do passado e alavancando o sucesso do futuro”, conclui o jovem. 

← Voltar
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Influenciador Digital: ganhe dinheiro com a internet!

Com o desenvolvimento da tecnologia e da Internet, começamos a viver em um novo paradigma. No passado, grandes produtores e grandes empresas eram os que mantinham o monopólio da mídia. Agora, como influenciador digital, você pode aproveitar para fazer divulgações de produtos, estabelecimentos e muitos mais.Pessoas comuns podem produzir conteúdo, ...

Cursos livres: 4 vantagens de investir em profissionalização!

Investir em cursos livres pode ser uma boa oportunidade para quem precisa se recolocar no mercado de trabalho ou começar uma profissão do zero. De fato, esse tipo de experiência de ensino faz muita diferença na formação de bons profissionais que enxergam além das opções tradicionais do mercado.Durante a dinâmica ...