Inteligência artificial vai revolucionar ainda mais áreas cruciais do mercado global

A inteligência artificial (IA) tem o potencial de revolucionar várias áreas do mercado, proporcionando melhorias significativas na eficiência, produtividade e lucratividade das empresas. A inteligência artificial veio pra ficar e fugir dela e das suas possibilidades é impossível.
Para essa década, dos anos 20, são esperadas grandes revoluções neste campo, ainda mais significativas do que o final da década passada. O avanço tecnológico provocado pela pandemia do Covid-19 foi importante para que processos fossem obrigatoriamente acelerados, tendo em vista que países, governos, empresas e a sociedade, ou se adaptavam à tecnologia, ou ficavam no “limbo” dos acontecimentos globais, diga-se transações.
Infelizmente as grandes tragédias, causam grandes impactos. Observamos isso com o uso e avanço das tecnologias durante as duas guerras mundiais. Tanques, aviões, submarinos, navios, bomba atômica. Trágico quando usado para fins de conflito, e não para o bem mútuo da humanidade.
Porém, é na dificuldade que a humanidade tem acelerado o avanço de novos dispositivos tecnológicos. A pandemia se mostrou cruel com a população, e colocou o sistema global de laboratórios e de saúde à prova.

O resultado foram estudos e testes em tempo recorde. Graças aos modelos de inteligência, análise de dados e projeções das mais variadas, humanas e de IA.
Do campo da saúde, para o espaço. Neste exato momento marte é “habitado” pelos humanos com um veículo espacial. O Rover Perseverance da Nasa é um veículo de exploração, um astromóvel, que foi enviado a Marte. Ele é o mais complexo do tipo enviado ao planeta vermelho e foi lançado em 18 de fevereiro de 2021. Sem contar que empresas como a Space X conseguem, literalmente, “dar ré” em foguetes que lançam satélites e sondas espaciais, reaproveitando material e diminuindo custos.
E como um robô em Marte e super computadores de laboratórios genéticos afetam a nossa vida? A tecnologia empregada neles, chega, mais cedo ou mais tarde, até à nossa realidade.
Há alguns anos a internet era restrita a fins militares e extremamente secreta, e olha só, hoje em dia você pede comida por aplicativos e faz chamada de vídeos com seus avós. Todas as grandes descobertas nos afetam e revolucionam também o mercado de trabalho, mais cedo ou mais tarde.
Automação e personalização é realidade constante em vários segmentos
A IA pode automatizar várias tarefas, como processamento de dados, atendimento ao cliente, gestão de estoques, entre outros. Isso permite que as empresas economizem tempo e recursos valiosos, além de reduzir erros humanos.
Você com certeza já foi atendido por uma IA pelo telefone ou pelo WhatsApp, atendimento que direciona rapidamente clientes e futuros “leads”. Planilhas em papel? Coisa do passado também.
Hoje tudo está na nuvem e não se perde mais nada, seja produto ou informações, tudo devidamente contabilizado para ter perdas zero.

A IA pode ser usada ainda para personalizar a experiência do usuário em diversos setores, como publicidade, comércio eletrônico, entre outros. Por exemplo, a IA pode analisar dados de navegação do usuário para fornecer recomendações personalizadas de produtos ou serviços.
Quem nunca desejou um produto, pesquisou na internet, e depois viu uma enxurrada de anúncios daquele mesmo produto? Ou quem nunca falou perto do celular o nome de uma marca e ela começou a aparecer patrocinada em suas redes sociais?
Empresas terão previsões e análises de dados cada vez mais completas e assertivas
A inteligência artificial pode ser usada para prever tendências futuras e padrões de comportamento do consumidor, o que pode ser usado para orientar as estratégias de marketing, desenvolvimento de produtos, e ações que farão a empresa evitar prejuízos e aumentar resultados em regiões específicas ou globais.
A IA pode analisar ainda grandes quantidades de dados em tempo real e fornecer insights valiosos para as empresas. Isso permite que as empresas tomem decisões informadas com base em dados precisos de seus clientes que estão conectados durante 24h em seus notebooks e celulares.
No campo da indústria a IA pode ser usada na indústria para otimizar a produção, reduzir custos e melhorar a eficiência energética. Isso pode ajudar as empresas a se manterem competitivas em um mercado global cada vez mais acirrado.
Inteligência artificial já ajuda a prever probabilidade de doenças, variantes de vírus e melhorar diagnósticos precoces

A IA pode ser usada na área da saúde para ajudar no diagnóstico de doenças, análise de imagens médicas, desenvolvimento de medicamentos e muito mais. Isso pode melhorar significativamente a eficiência e precisão dos cuidados de saúde.
Atualmente a inteligência artificial já consegue analisar possíveis casos de cânceres em um estágio tão inicial que nem os mais experientes médicos conseguiriam. Bem como auxiliar a qualidade de vida de quem é portador de necessidades especiais, com mais mobilidade com aparelhos ainda mais realistas e com funcionalidades excepcionais.
Na terceira idade, ajudar a desenvolver e trabalhar a parte motora da população, com tecnologias que dão estímulos vitais ao cérebro. Sem falar dos casos já comprovados de cura de pacientes infectados pela AIDS, por meio do uso das células tronco e todas as possibilidades regenerativas que elas podem oferecer aliado ao uso de ferramentas de alta tecnologia de testes e estudos.
A educação entra em uma nova era com a inteligência artificial
Se tem um segmento que foi duramente testado, colocado à prova em todos os sentidos durante a pandemia, este sem dúvidas foi o da educação.
Crianças, jovens e adultos tiveram que se reinventar para aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem. O uso do internet deixou de ser opcional para vital, bem como os profissionais da educação tiveram que mudar totalmente os seus métodos de ensino e de avaliação de aprendizagem de seus alunos.
Surgiram novas ferramentas, novos meios virtuais para se conseguir dar aula, para realizar trabalhos em grupos, aumentou a necessidade e a responsabilidade do Estado e dos pais se adequarem ao novo “normal”. Em que as telas, os vídeos, o digital, entram para ficar como auxiliar de ensino.
Ainda que com abismo social de países desenvolvidos, emergentes e subdesenvolvidos, a educação caminha sem volta para o digital e novas técnicas são testadas todos os dias para medir a eficácia dos processos de ensino digitais.
Esses são apenas alguns exemplos de como a IA pode revolucionar o mercado e suas áreas de atuação. À medida que a tecnologia continua a evoluir, novas aplicações para a IA surgirão, criando ainda mais oportunidades para empresas e consumidores, e novos segmentos e funcionalidades que ainda nem conseguimos cogitar.

O poder da IA na forma de comunicar e ser objeto de propagação de comunicação
A inteligência artificial chega também para melhorar a comunicação entre os países, aqui podemos voltar ao espaço para falar dos satélites lançados, quase que mensalmente, para ampliar o monitoramento do clima, aumentar a cobertura de internet 5G, e aumentar os dados terrestres sobre territórios, oceanos, geleiras, desertos e muito mais.
Voltando para chão firme, quem nunca usou o Google Tradutor? Ninguém na atualidade perde tempo folhando um dicionário físico gigante para “catar” por ordem alfabética uma palavra ou expressão.
Ou a nova sensação do momento, o ChatGPT, a IA que está causando euforia em muitos países pela sua construção de textos e publicações em segundos de temas variados e até mesmo complexos, unindo temas já disponíveis na rede, criando textos e artigos com base em perguntas chaves, livres de direitos autorais.
Embora extremamente polêmico, envolvendo fatores éticos e morais e já proibido oficialmente em alguns países como a Itália, o chat é um exemplo do poder que a IA está ganhando na criação de conteúdo e na forma de comunicação cada vez mais realista aos olhos humanos. Até o final desta década, muitas coisas virão. Você estará preparado?