VOCÊ EMPREENDEDOR / NOTÍCIA

A batalha contra o Covid e a vontade de vencer

Você, neste exato momento, está respirando com a força dos seus pulmões? Se sim, que boa notícia! Continue os cuidados higienizando as mãos, mantendo o isolamento, usando máscara e, se chegar a sua vez de ser vacinado, corra o quanto antes para ser imunizado.

Neste exato momento, milhares de brasileiros estão em uma verdadeira batalha, entre a vida e a morte, sem forças para puxar o ar, respirando com a ajuda de aparelhos.

A história que vamos contar hoje é, acima de tudo, prova de quando se tem um sonho, um objetivo traçado, metas e vontade de viver, é possível realizar façanhas incríveis, em todos os sentidos! A história de hoje é da brasileira Denise Lirio Teixeira, uma mulher, como tantas brasileiras, que buscam o sustento para sua família aliando a realização de um sonho.

O início de tudo e o apoio da família para voltar a estudar


Denise, aos 45 anos, mora na cidade de Portão, interior do Rio Grande do Sul, e antes de se tornar cabeleireira, trabalhava como camareira. Apesar de trabalhar sempre com vontade e determinação como camareira, Denise queria ir além, queria colocar em prática todo o potencial que ela gostaria e que acreditava que possuía.

Ela, um dia, comentou com a família que gostaria de fazer um curso de Cabeleireiro Profissional, que havia visto um panfleto do curso em uma escola de educação profissionalizante, o Instituto Mix de Profissões.

“Me lembro que a minha filha me incentivou a fazer o curso e, inclusive, deu a ideia para o pai dela, ela pediu para que o pai desse o curso para eu poder estudar”, conta Denise. Após receber o tão importante apoio da família, Denise então decidiu começar o curso de Cabeleireiro Profissional em uma escola do Instituto Mix na cidade vizinha, São Leopoldo.

O sonho se torna realidade!


Ela conta que ir para a aula do IM era um dos momentos mais felizes do dia. “Eu esquecia de tudo quando estava na sala de aula. Esquecia da fome, se estava frio, se estava fazendo calor, enquanto eu estava fazendo o curso com minhas colegas era tudo maravilhoso”, enfatiza Denise.

Denise era uma das poucas alunas da unidade de São Leopoldo que não faltava, fazia questão de marcar presença sempre, cada aula era valiosa demais para desperdiçar. Tanto é que ela chegou a ganhar brindes por causa da sua frequência, além de elogios da escola e instrutores.

O primeiro tombo e a batalha no caminho da recuperação


Estava tudo indo muito bem até a chegada da pandemia. Denise já estava começando a praticar e aprimorar suas habilidades como cabeleireira profissional quando o Coronavírus forçou tudo a fechar as portas e as pessoas a ficarem em casa, em isolamento.  

A aluna do IM, que já fazia pequenos atendimentos, entrou para as estatísticas dos brasileiros que desenvolveram o quadro grave da doença. “Eu fui infectada pelo novo Coronavírus e tive que parar tudo, meus atendimentos e também o curso”, conta Denise.

Com a piora no quadro, Denise teve cada vez mais dificuldade para respirar, fazendo com que a decisão fosse de entubá-la para conseguir o oxigênio suficiente. Ela ficou nesta situação por dias, totalmente inconsciente do que acontecia ao redor. Até que seu quadro, aos poucos, foi evoluindo para uma melhora gradativa, dia após dia.

Mas a volta do coma trouxe novos desafios. O Covid-19 a deixou com sequelas que logo ela percebeu quando teve dificuldade em movimentar a mão esquerda. “Minha mão simplesmente não mexia e um dos medos, logo que eu percebi a falta de mobilidade, era de eu não conseguir mais exercer a profissão de cabeleireira, cortar cabelo, fazer os procedimentos e ter uma rotina normal no salão”, conta Denise.

A batalha para recuperar os movimentos


Após ter um dos quadros mais graves por Covid-19, era hora de recomeçar. Denise começou então vários tratamentos para reverter o que a doença provocou em um curto espaço de tempo.

“Já se passaram nove meses desde então e os movimentos com as minhas mãos estão começando a voltar com muito trabalho, esforço, terapia e eu não vou desistir! Se os movimentos não voltarem por completo, eu vou amarrar um pente na minha mão e vou me adaptar, mas eu vou continuar a minha profissão, não vou desistir!”, afirma Denise.

A volta para o curso de Cabeleireiro Profissional


Emocionada com a volta para o curso na escola IM de São Leopoldo, Denise finalmente pôde concluir o sonho que se iniciou lá atrás, em 2019, e que quase foi interrompido pelo Coronavírus, mas ela venceu a batalha!

“Isso pra mim é um sonho que eu gostaria que muitas outras pessoas pudessem vivenciar, a oportunidade não apenas de vencer a batalha pela vida, contra o Covid, mas a chance de realizar o seu sonho, de exercer uma profissão, ter um objetivo na vida. Não tenho palavras para descrever o quão bom é realizar o sonho de estar me formando no curso que eu queria tanto de fazer”, enfatiza a cabeleireira profissional recém qualificada que venceu, em todos os aspectos possíveis! 

← Voltar
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Influenciador Digital: ganhe dinheiro com a internet!

Com o desenvolvimento da tecnologia e da Internet, começamos a viver em um novo paradigma. No passado, grandes produtores e grandes empresas eram os que mantinham o monopólio da mídia. Agora, como influenciador digital, você pode aproveitar para fazer divulgações de produtos, estabelecimentos e muitos mais.Pessoas comuns podem produzir conteúdo, ...

Cursos livres: 4 vantagens de investir em profissionalização!

Investir em cursos livres pode ser uma boa oportunidade para quem precisa se recolocar no mercado de trabalho ou começar uma profissão do zero. De fato, esse tipo de experiência de ensino faz muita diferença na formação de bons profissionais que enxergam além das opções tradicionais do mercado.Durante a dinâmica ...