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Saúde em foco no isolamento social

Ficar em casa, por causa do isolamento social, nos faz perceber o quanto a gente passa mais tempo fora que dentro do lar doce lar. Esse momento mais recluso tem seus desafios, mas também pode favorecer alguns processos. Diga adeus ao trânsito e às horas perdidas nesse deslocamento, pois agora você tem a oportunidade de organizar e executar com calma as tarefas do seu dia a dia, caso você faça parte da parcela da população que trabalha de forma remota, nesse artigo vamos focar na sua saúde durante o isolamento social.

E organização é a palavra-chave para não desanimar, principalmente quando o assunto é saúde. Não dá para deixar de lado os cuidados com a alimentação e muito menos mandar lembranças para o comportamento sedentário. Agora é hora de colocar a versatilidade em cena. Afinal de contas estudos mostram que sedentários e pessoas com problemas ligados a obesidade têm mais chances de contrair a forma grave da Covid-19. Pois isso xô preguiça e acúmulo de gordurinhas!

Mantenha sua saúde com uma boa rotina alimentar


Não é porque estamos em casa que os horários das refeições não devam ser respeitados. Mantenha a rotina de fazer as principais refeições do seu dia, café da manhã, almoço e jantar, adequadamente. Como se estivesse na rotina anterior.

Comer de forma regular, devagar e com atenção é uma boa maneira de controlar naturalmente o quanto comemos. Portanto, refeições adequadas e saudáveis feitas em horários semelhantes todos os dias e consumidas com atenção e sem pressa favorecem a digestão dos alimentos e, também, evitam que se coma mais do que o necessário.

Se ao longo do dia você sentir a necessidade de fazer algum lanche, a orientação para pequenas refeições é a mesma para as principais: privilegiar alimentos in natura ou minimamente processados, limitar os processados e evitar os ultraprocessados. Frutas frescas ou secas, castanhas, nozes, amendoim e outras oleaginosas sem sal ou açúcar, são excelentes alternativas.

Refeições em família


Quando o assunto é o momento das refeições, as orientações dos especialista são: comer com regularidade e com atenção; comer em ambientes apropriados; e comer em companhia. A gente já falou sobre a regularidade, então vamos aos próximos tópicos.

Estar em casa pode flexibilizar bastante o período das refeições, mas é importante buscar manter as rotinas, desde o planejamento das refeições até o ato sentar-se à mesa. Coma com atenção e, sempre que possível, em companhia. Aproveite esse momento, monte uma mesa bem caprichada e chame todo mundo que está em casa para sentar e compartilhar uma boa refeição!

Procure comer sempre em locais limpos, confortáveis e tranquilos e onde não haja estímulos para o consumo de quantidades ilimitadas de alimentos, como na frente da TV ou no sofá.

Mantendo a saúde física mesmo trabalhando em casa


A realidade do escritório, para muitos brasileiros, agora está em casa. Isso significa que muitos profissionais continuam na companhia de um computador e das longas horas sentados em frente a um computador. Manter-se concentrado em casa já é um desafio, imagina se o comportamento sedentário entra em cena para tirar a sua produtividade?

A dica de fazer algumas pausas e atividades durante o expediente vale também para o home office. Faça algumas coisas em pé, arrume motivos para caminhar, alongue-se, cuide da sua postura, faça uma pausa quando necessário e não se esqueça: evite ficar muito tempo sentado.

Lazer e atividade física: combinação perfeita!


Considerando as restrições para sair de casa, uma opção pode ser apostar em atividades lúdicas, e isso vale para adultos e crianças. Chegou a hora de improvisar nas brincadeiras para tirar as crianças do sofá. Que tal usar a criatividade e ligar uma boa música para dançar?

Até mesmo algumas tarefas domésticas do dia a dia podem ser aliadas contra o comportamento sedentário. Tem muita atividade aeróbica, de flexibilidade e até de força escondida aí na sua rotina. Quem diria que fazer faxina te traria benefícios além da limpeza?

Cuide da sua saúde mental


As pessoas são seres sociáveis. Por esse motivo, ficar mais recluso em casa pode prejudicar a sua saúde mental. Mas existem maneiras de driblar isso. Se antes a orientação era menos on-line e mais ao vivo, agora as coisas se inverteram. Use a tecnologia ao seu favor para fazer ligações de áudio ou vídeo para quem mora longe de você.

Mas apesar disso, tente também limitar o uso nocivo das redes sociais. Com mais tempo disponível, você pode ficar mais suscetível a passar longas horas consumindo, além do necessário, notícias que te preocupam ou ainda aqueles perfis que mexem com sua autoestima.

A regra do unfollow terapêutico continua valendo. A rede social precisa ser uma aliada do seu bem-estar e não do seu adoecimento. Além disso, tem muita coisa off-line boa para fazer, como ler livros, ver filmes, escutar música ou colocar o papo em dia com os amigos pelo celular. Dormir bem, além de seguir todas as outras dicas citadas no início do texto, também vai te ajudar, e muito, a manter a sua mente sã.

Para não perder o controle, organização!


Pensar na organização das tarefas também é uma forma de cuidado com sua saúde mental. Isso porque a desorganização pode provocar a sensação de estar perdendo o controle das coisas. O cuidado de organizar o ambiente, suas demandas domésticas e de trabalho te ajuda também a diferenciar o horário de trabalho do horário de descanso.

Não se esqueça de beber água!


Da composição total do corpo humano, 70% ou mais é constituída de água. Não restam dúvidas sobre a importância dela para o funcionamento do organismo. Sem ela, não sobrevivemos mais que poucos dias.

Além disso, a ingestão de água auxilia no processo de desintoxicação do organismo e ajuda a prevenir doenças. É fundamental sua ingestão frequente e regular. Não vale substituir por refrescos, refrigerantes, bebidas lácteas e bebidas açucaradas de forma geral. É água mesmo! Fique atento aos primeiros sinais de sede e satisfaça imediatamente a necessidade do seu organismo.

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