VOCÊ EMPREENDEDOR / NOTÍCIA

Marketing digital aliado no empreendedorismo

Você conhece a importância do marketing digital no empreendedorismo? Vamos começar explicando melhor cada termo. Com o surgimento dos canais digitais, a forma de interação com o público vem mudando e a publicidade tradicional está perdendo, cada vez mais, espaço, uma vez que possui formatos e alcance mais restritos.

O marketing para o empreendedor é utilizado como ferramenta de alcance global, interatividade com o negócio, foco nos investimentos, segmentando públicos e nichos de mercado e reduzindo custos de campanha. Mas as vantagens do marketing digital vão muito além da segmentação de público. É importante destacar que ele é uma adaptação necessária para acompanhar o perfil do consumidor moderno.

Afinal, a grande tendência trazida pelo marketing digital é possibilitar que o consumidor encontre a empresa e não o contrário. Além disso, usá-lo para empreender é garantia de avaliação e resultados, já que a prática permite a mensuração por meio de métricas cada vez mais precisas quanto a eficácia ou não das estratégias.

Se você é empreendedor e não usa o marketing digital no seu negócio, saiba que está perdendo tempo e vendas. Agora se você quer saber quais as melhores estratégias para empreender e usar essa importante e poderosa ferramenta.

O marketing digital é aliado de todo tipo de negócio


Pequenos, médios e grandes negócios podem se beneficiar do marketing digital. Todos os segmentos de empreendedorismo podem ter vantagens com ele. E a explicação para isso é o perfil do consumidor moderno, que passa cada vez mais tempo conectado ao mundo virtual.

As novidades do marketing digital são muitas e os empreendedores precisam manter-se atualizados sobre o tema para se comunicarem com o cliente e seja qual for o objetivo do seu negócio, tenha em mente que investir nele é uma forma de torná-lo mais próximo.

Muitos empreendedores acreditam, erroneamente, que o marketing digital é coisa de grandes empresas e empresários. Que é preciso investir fortunas, que somente grandes negócios possuem, para conseguir o resultado almejado. E este é um pensamento equivocado. O marketing digital é abrangente, abundante. Todo empreendedor, por mais iniciante que seja, consegue beneficiar-se de suas vantagens.

O empreendedor de um pequeno negócio pode aumentar a sua visibilidade e atrair mais pessoas para conhecer o seu produto ou serviço. Com isso, ele vai ganhando credibilidade no mercado e fidelizando o seu público, ao mesmo tempo que conquista novos espaços.

Hoje, fazer marketing digital não é mais uma questão de diferenciação da concorrência. É, na verdade, uma exigência para sobreviver e ser notado em meio à multidão. E isso independe do tamanho da sua empresa.

Como funciona o marketing digital?


Site, blog, redes sociais, vídeos, são diversas ferramentas que compõem o marketing digital. Podemos dividir sua base em quatro partes: atrair, relacionar, converter e analisar. Com esses objetivos bem definidos, basta adaptar o conteúdo e as mídias de acordo com o perfil do negócio. Mas para ter sucesso com marketing digital para empreendedores, é preciso entender as etapas do funil de vendas, que é um conceito bastante utilizado no Inbound Marketing.

Definir o público


A primeira etapa consiste em atrair a atenção do consumidor. Para isso, primeiro é preciso segmentar e definir o público-alvo. Dessa forma, é possível levar a mensagem certa para as pessoas certas. Esse passo deve ser feito com o compartilhamento de conteúdo relevante para o público, as vendas ficam para uma próxima etapa.

Marketing e o relacionamento


O marketing digital tem como objetivo estabelecer um relacionamento entre empresa e consumidor. Dessa forma, a venda será uma consequência natural. Para isso, é importante compartilhar conteúdo de qualidade e conquistar a confiança do público. Assim, a empresa gera credibilidade e se coloca como especialista na área, ganhando destaque dente a concorrência.

De leitor a consumidor


O terceiro passo é converter o leitor em consumidor. Para isso, é importante mostrar as vantagens da compra. Esse passo a passo apresenta grandes resultados, pois a oferta só é feita quando já existe uma relação entre marca e cliente e a confiança já foi estabelecida nesse momento.

Análise de dados


Por último, é preciso analisar os pontos fracos e fortes dos passos anteriores. Assim, é possível planejar as próximas campanhas de divulgação de forma clara e objetiva, já sabendo as preferências do público. Com o marketing digital, é possível obter dados completos, como idade, local de moradia e preferências do público alvo, dias e horários com mais visibilidade, além de temas mais acessados.

Vale destacar que o marketing digital gera mais lucro com menos investimento em comparação à publicidade tradicional. Por isso, esse formato tem sido o preferido entre consumidores e empreendedores.

Estratégias de Marketing Digital para usar na sua empresa


Até aqui você viu como o marketing digital é importante no empreendedorismo. Mas você pode estar se perguntando o que fazer, na prática, para alinhar o seu negócio com as estratégias digitais.

Defina sua persona


Persona, que é diferente de público-alvo, é um protótipo de um cliente ideal. Uma criação fictícia do consumidor, que é capaz de elucidar as suas dores e necessidades. Definir a persona é saber exatamente quem é o seu cliente, do que ele gosta ou não, o que ele busca e etc.

Com essas informações em mãos, você consegue definir o perfil e orientar toda a sua produção para evitar perda de tempo e dinheiro com pessoas que talvez não estejam interessadas na sua oferta. Uma boa maneira para definir a sua persona é aplicando pesquisas com os seus clientes. Nelas, você pode ter respostas precisas sobre as suas preferências e então começar a desenhar esse cliente ideal.

Produção intensa de conteúdo para todas as fases do funil


Como vimos anteriormente, o marketing digital é amplamente embasado no conceito de inbound marketing e, consequetemente, nas etapas do funil de vendas. Por isso, a produção de conteúdo digital dentro de cada uma dessas fases é importantíssima quem está empreendendo usando as estratégias de marketing.

Concentre-se em produzir conteúdos específicos para cada fase da jornada de compras do seu consumidor para que o engajamento aconteça naturalmente.

Atração: posts em blogs, redes sociais, uso de palavras-chaves e SEO

Conversão: Landing pages, formulários, call to action, contatos

Fechamento: E-mail, CRM, atendimento offline, nutrição de leads

Encantamento: Mídias Sociais, compartilhamentos, ofertas exclusivas

Cursos profissionalizantes na área


Atualmente existem empresas de educação profissionalizante que oferecem cursos na área de marketing digital, entre elas o Instituto Mix de Profissões e o Store IM. A qualificação vai ajudar você a trabalhar de forma mais dinâmica bem como analisar com mais precisão dados e engajamento nas redes.

← Voltar
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Alongamento de cílios: tipos e procedimentos

Ah o setor da beleza! Definitivamente esse segmento não sabe o que é crise, afinal, ele movimenta bilhões de reais todos os anos no Brasil. Nós temos algumas das maiores empresas do segmento no mundo. Tantas opções, e possibilidades, vêm ajudando a dinamizar o setor da beleza em mais áreas ...

Livros digitais: melhores aparelhos para e-books

Há quem diga que os livros físicos um dia serão substituídos por completo pelos livros digitais. Mas a verdade é que, até agora, ambos têm se complementado muito bem. Não se trata de uma questão de gerações, mas sim de experiências. A leitura em um livro físico te desligada, de ...