VOCÊ EMPREENDEDOR / NOTÍCIA

Cursos profissionalizantes e suas vantagens

Aliados da população na hora de ingressar no mercado de trabalho, os cursos profissionalizantes são os que mais crescem atualmente, isso porque eles são dinâmicos, unem teoria e prática, são mais baratos e proporcionam possibilidades dos alunos empreenderem, de serem donos dos seus próprios negócios.

Em um cenário de concorrência cada vez mais acirrada no mercado, muitos jovens sentem a necessidade de começar, o quanto antes, uma profissionalização, pois muitos ainda esbarram na falta de experiência. Quem tem um certificado sai na frente quando o assunto é preenchimento de vagas.

Muitos estudantes desejam começar a trabalhar durante o ensino médio, outros se perguntam: “como posso me qualificar para encontrar um bom emprego antes do ensino superior?” Muitas vezes o próprio ensino profissionalizante, proporciona mais oportunidades de sucesso do que um longo e caro curso superior.

Quais as vantagens dos cursos profissionalizantes?


Os cursos profissionalizantes podem ser feitos durante ou após o ensino médio. É relevante destacar que nesse tipo de qualificação, você aprofundará seus conhecimentos e estará em contato direto com a área escolhida. No caso do Instituto Mix, por exemplo, uma das maiores redes de ensino profissionalizante do Brasil, você encontra nove famílias de cursos: Administração, Beleza, Construção Civil, Gastronomia, Idiomas, ImMaker, Moda, Saúde e Tecnologia.

Um curso desses no seu currículo, seja qual for o segmento, abrirá portas para o mercado de trabalho e, como já mencionamos, te colocará à frente da concorrência, mesmo se você ainda não tiver uma experiência profissional.

Os cursos profissionalizantes também são ótimas ferramentas para quem deseja voltar a estudar, trabalhar ou empreender, pois funcionam como ótimas oportunidades de atualização para quem já tem experiência em vários âmbitos. 

Quem faz um curso profissionalizante sai na frente!


A carência de mão de obra qualificada desperta o interesse por novos cursos que tenham o objetivo de qualificar pessoas para suprirem as demandas do mercado. Há muitas vagas no mercado para os jovens que se capacitam, por isso os cursos profissionalizantes estão entre os que mais cresceram nos últimos anos no Brasil.

O índice de desemprego para os graduados em um curso superior está cada vez mais alto e, por outro lado, as ofertas de empregos aumentam para aqueles que fizeram cursos profissionalizantes. Sobretudo, o prazo para conseguir um emprego pode ser mais curto do que para aqueles que fazem uma graduação, considerando que o aluno já estará em contato direto com o mercado e, muitas vezes, com um estágio.

Por que isso acontece? Porque o mercado possui um déficit de funcionários com formação profissionalizante, portanto, em muitos casos, o aluno já pode ser indicado para uma vaga mesmo com o curso em andamento.

Cursos profissionalizantes não pesam no bolso


Uma grande vantagem para o seu bolso é que um curso profissionalizante custa menos que uma graduação tradicional, uma vez que o investimento é de 40% a 60% mais baixo. Os materiais também valem muito a pena por terem um baixo custo e ainda focar nos conteúdos específicos da área.

Logo, fazer um curso profissionalizante significa agilidade para conseguir um emprego com investimento acessível e, acima de tudo, com um bom salário.

Alunos ganham mais atenção nos cursos profissionalizantes


As turmas de um curso profissionalizante são diferentes das de um curso superior, pois a quantidade de alunos por turma é menor, na maioria das vezes. Com isso, a atenção ao aluno é redobrada, fazendo com que as necessidades específicas de cada um sejam atendidas de modo mais eficiente, melhorando o desempenho final do profissional.

Algumas escolas possuem métodos em que o serviço auxilia o aluno a definir o que pretende seguir na carreira, oferecendo, assim, cursos que atinjam seus objetivos. Além disso, uma segunda língua é oferecida a todos os alunos de diversas áreas de atuação. Aprender outra língua vai ser um grande diferencial no momento de disputar uma vaga de emprego.

Escolas profissionalizantes ajudam o ingresso do aluno no mercado


Existe uma grande dificuldade para ser inserido em uma empresa. É preciso esperar por processos seletivos ou liberação de vagas para então passar por toda uma jornada até ser contratado. Pois é, os cursos profissionalizantes aceleram esse processo, pois, muitas vezes, inserem o aluno dentro da empresa por meio do estágio.

As escolas não investem apenas na formação do aluno para o mercado de trabalho, mas também ajudam em sua inserção nas empresas. Essas são facilidades que estimulam o estudante a aprender cada vez mais, já que pretendem aproveitar ao máximo a chance de ocupar uma vaga bastante disputada.

Oportunidade de escolher uma profissão para o futuro!


Existe, na atualidade, uma pressão para que o jovem corra contra o tempo e se estabeleça no mercado o mais rápido possível. Muitos, neste exato momento, estão quebrando a cabeça para descobrir qual é a melhor faculdade para cursar. Mas, calma! Você não precisa ter pressa!

Essa é uma escolha muito séria que vai determinar o seu futuro e você vai precisar de tempo para tornar isso realidade. Os cursos profissionalizantes podem ser um ótimo termômetro para saber se o nicho que você escolheu é realmente o que você deseja seguir nos próximos anos da sua vida. Sem falar que muitos deles são um complemento, servindo como apoio ou base para cursos superiores futuros.

Possibilidade de estudar vários cursos


Com experiência, um certificado de curso profissionalizante e um emprego garantido, é hora de continuar com os estudos! Como foi dito, o mercado de trabalho atual está cada vez mais exigente, certo? Isso quer dizer que parar de estudar é um erro muito grande. Conhecimento nunca é demais!

Faça um planejamento e inicie o seu curso. Quanto mais certificados e conhecimentos adquiridos, maior será a sua possibilidade de crescimento profissional e de salários melhores. Você deseja ser um profissional reconhecido no mercado de trabalho?

O melhor método para começar a se preparar é investindo em um curso que lhe proporcione capacidade para conquistar uma boa vaga. Esperamos ter ajudado até aqui, sucesso! 

← Voltar
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carro ou coletivo: qual a melhor opção?

Todo mundo já pensou alguma vez na vida sobre o que vale mais a pena em termos de deslocamento: carro ou transporte público? Essa é uma pergunta difícil de ser respondida objetivamente, já que trata-se de uma opção envolvendo muitos fatores.Infelizmente, o transporte público brasileiro não possui o padrão de ...

Massagens: como ganhar dinheiro com elas?

Quando falamos de massagens, reforçamos que este é um mercado muito amplo e cheio de oportunidades. A primeira ideia que vem à mente é a massagem relaxante que alivia o estresse através de um tratamento terapêutico.Porém a massagem profissional vai muito além da massagem relaxante e para fins terapêuticos. Atualmente ...