VOCÊ EMPREENDEDOR / NOTÍCIA

Carro ou coletivo: qual a melhor opção?

Todo mundo já pensou alguma vez na vida sobre o que vale mais a pena em termos de deslocamento: carro ou transporte público? Essa é uma pergunta difícil de ser respondida objetivamente, já que trata-se de uma opção envolvendo muitos fatores.

Infelizmente, o transporte público brasileiro não possui o padrão de qualidade de países da Europa ou de cidades dos Estados Unidos. Mas, para quem está disposto a enfrentar o calor e o desconforto dos nossos ônibus e metrôs, deixar a garagem vazia até pode ser uma boa opção, dependendo da sua realidade.

Por outro lado, a compra de um automóvel é um sonho que muitas pessoas cultivam durante anos, e alcançar a independência por ter um carro próprio também deve ser levado em consideração.

Mas afinal, o que vale mais a pena?


A grande dúvida que bate na hora de decidir pelo carro ou pelo transporte público é em relação aos custos envolvidos nos dois tipos de transporte. O carro tem um custo de manutenção considerável, além do combustível que se gasta todos os dias no caminho para o trabalho.

Já o transporte público apresenta valores menores, já que praticamente você só gasta com a passagem. De fato, se você mora perto do seu trabalho, até mesmo um táxi ou um Uber podem ser uma boa solução.

Fatores que pesam a favor do carro: conforto e praticidade


Como já mencionamos, o transporte de passageiros nas cidades brasileiras não é de boa qualidade. Ônibus, metrôs e trens metropolitanos andam sempre lotados. Dificilmente possuem ar-condicionado e raramente as linhas cumprem os horários estipulados nos quadros.

Em algumas cidades, o transporte público tem preferência no trânsito, por meio de faixas exclusivas. Mesmo assim, contando-se o tempo de deslocamento até o ponto e a espera pelo transporte e o famoso “arranca e para” de ponto em ponto, o período para se chegar ao destino é praticamente o mesmo.

Quem está no automóvel conta com o conforto de poder andar com os vidros fechados, o ar-condicionado ligado e o rádio ligado escutando a sua playlist. Com certeza, você chegará ao trabalho de uma forma mais apresentável, sem estar suado e cansado.

Além disso, para quem atua visitando clientes, o carro torna-se uma ferramenta de trabalho fundamental, que não pode ser dispensada. Também é preciso considerar o fator segurança. Afinal, o número de assaltos que ocorrem diariamente no transporte público vem crescendo de forma assustadora, principalmente em grandes cidades.

Carro é uma boa solução para emergências!


Quem tem um carro na garagem está sempre pronto para emergências que podem acontecer, algumas até no meio da noite. Nesse horário, é praticamente impossível conseguir um táxi ou qualquer transporte coletivo de forma imediata.

Carros, no Brasil, ainda oferecem mais vantagens


Ainda que o transporte público ofereça algumas vantagens, principalmente no lado financeiro, tendo em vista o valor do preço da gasolina, o carro ainda é uma maneira mais confortável e segura para se deslocar.

E, mesmo assim, você pode adotar práticas que farão com que o transporte particular seja ainda mais vantajoso. Para ir ao trabalho, por exemplo, você pode adotar um sistema de caronas compartilhadas, que ajuda a economizar combustível e diminui o número de automóveis nas ruas.

Obviamente o momento que enfrentamos não é propício para caronas, devido a pandemia, mas vale lembrar que ela não durará para sempre, e que em breve poderemos, novamente, nos reunirmos e dar caronas. 

← Voltar
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carro ou coletivo: qual a melhor opção?

Todo mundo já pensou alguma vez na vida sobre o que vale mais a pena em termos de deslocamento: carro ou transporte público? Essa é uma pergunta difícil de ser respondida objetivamente, já que trata-se de uma opção envolvendo muitos fatores.Infelizmente, o transporte público brasileiro não possui o padrão de ...

Massagens: como ganhar dinheiro com elas?

Quando falamos de massagens, reforçamos que este é um mercado muito amplo e cheio de oportunidades. A primeira ideia que vem à mente é a massagem relaxante que alivia o estresse através de um tratamento terapêutico.Porém a massagem profissional vai muito além da massagem relaxante e para fins terapêuticos. Atualmente ...