VOCÊ EMPREENDEDOR / NOTÍCIA

Amigurumi se destaca no mundo do artesanato

Eles são fofinhos, cheios de cor e, depois de um pouco de treino, não são tão difíceis de se fazer. Você já ouviu falar de amigurumi? O termo é um pouco diferente mesmo, se não ouviu falar tudo bem, mas certamente já deve ter visto esses artesanatos por aí. Seja nas redes sociais ou em estabelecimentos.

Do japonês ami, que significa malha, e nuigurumi, que significa boneco de pelúcia, trata-se de uma técnica oriental de fazer bichinhos com pontos de tricô ou crochê. Este criativo trabalho já faz sucesso no Japão há muito tempo, mas foi apenas nos últimos anos que começou a se tornar mais e mais popular aqui pelo Brasil.




Sendo utilizados tanto como objetos decorativos quanto brinquedos para crianças, os amigurumis geralmente imitam formas de animais ou de humanos. São feitos à mão, em um trabalho artesanal que envolve persistência e bastante criatividade.

A melhor parte é que atualmente é possível encontrar várias “receitas” disponíveis para fazer os mais belos bonequinhos. Além disso, você pode fazer amigurumis sob encomenda e vender para amigas, colegas ou mesmo pela internet, dando uma complementada na sua renda.

Objetos e materiais necessários para produzir o amigurumi


Os materiais mais básicos para quem quer começar a fazer bichinhos e enfeites de amigurumi são linhas, agulhas e enchimento. O enchimento acrílico, encontrado em armarinhos, é uma boa escolha para a parte de dentro das peças. Outra opção é aproveitar restinhos de linha, não desperdiçando nada dos seus materiais.

As agulhas mais utilizadas são as de crochê. O tamanho vai depender da sua linha e do tipo de ponto que você deseja fazer, mais apertado ou não. Como o preço desses itens costuma ser mais acessível, vale comprar várias e ver qual se adapta melhor para o seu trabalho.

Outros materiais que você pode vir a precisar são: tesoura, fita métrica, agulha de tapeçaria, cola, feltro e tinta para tecido. Estes últimos são para fazer detalhes nos bonecos.

Qual linha usar para dar vida ao amigurumi

Não existe uma linha específica para se fazer amigurumi. Há uma grande variedade de cores, texturas e marcas disponíveis para você escolher. O que é importante saber é que a espessura da linha interfere no tamanho final dos bichinhos. Quanto mais fina a linha, mais delicado será o resultado.

Oportunidade de renda extra


Quem se decida a viver do amigurumi terá sempre clientes à procura de algum trabalho em específico, sejam desde animaizinhos, personagens de desenhos ou da ficção, como super heróis, ou seja lá qual for o pedido do cliente. Com o amigurumi dá pra fazer quase tudo!

Para você que gosta de trabalhar com linhas e artesanato, essa pode ser uma oportunidade de ganhar um dinheiro extra e dar aquela boa incrementada na renda. O preço que você pode cobrar varia, desde a quantidade de material utilizado como de tempo gasto para montar o amigurumi, bem como a complexidade do personagem. Geralmente os valores variam de R$ 25 até R$ 500.

Escolas de cursos profissionalizantes como o Instituto Mix de Profissões te ajudam caso você queira se aventurar no mundo dos amigurumis, dê uma conferida no Curso de Artesanato em Tecido, no segmento de Moda do Instituto Mix de Profissões.

← Voltar
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Cursos livres: 4 vantagens de investir em profissionalização!

Investir em cursos livres pode ser uma boa oportunidade para quem precisa se recolocar no mercado de trabalho ou começar uma profissão do zero. De fato, esse tipo de experiência de ensino faz muita diferença na formação de bons profissionais que enxergam além das opções tradicionais do mercado.Durante a dinâmica ...

De catador de latinhas a um dos mais importantes empresários do Brasil

A história de vida e a trajetória profissional de um dos empresários e palestrantes mais bem sucedidos do Brasil, nos surpreende pela sua capacidade de superação, a leveza com que se comunica com as outras pessoas e pelo sentimento constante que o envolve: gratidão!Geraldo Rufino, 63 anos, é proprietário da ...