Idosa realiza sonho de ser escritora e lança primeiro livro aos 80 anos

Idosa realiza sonho de ser escritora e lança primeiro livro aos 80 anos

Aos 80 anos e com uma invejável sabedoria, dona Rumilda Martins da Silva, gaúcha nascida na cidade de Três Passos, no estado do Rio Grande do Sul, mãe de 10 filhos e com a quarta série concluída em 1952, realizou o sonho de publicar o primeiro livro.

O feito foi na cidade gaúcha de Flores da Cunha, e o livro foi entregue na unidade que a dona Rumilda fez o curso de Informática Sênior, na instituição de ensino Instituto Mix de Profissões. Reconhecida como umas das mais importantes escolas de cursos profissionalizantes do Brasil.

Livro reúne momentos de sua vida e mostra a superação de obstáculos! 


Conforme Mari Tania, que trabalha na instituição de ensino e é filha de dona Rumilda, sua mãe queria que alguém lhe ajudasse a achar as imagens para ilustrar seu livro, após ganhar um notebook. Sua filha perguntou se ela não gostaria de aprender a buscar estas informações nas ferramentas de pesquisa disponíveis na internet.

A ideia foi muito bem aceita pela dona Rumilda que hoje já faz as suas próprias pesquisas nas redes sociais.

“Sempre gostei de escrever e sempre li muito, gostava de ouvir as histórias que meu pai contava para as pessoas mais velhas e gravei muita coisa, e quis contar como a gente viveu, como eram nossos costumes. Quis deixar um exemplo de vida que nunca é tarde para começar. Esta história teve altos e baixos, tristeza e alegrias, sempre superando o dia a dia”, conta dona Rumilda.

É só ter vontade e não parar no tempo, a idade não é um problema e a vida continua” 


E é isso que a dona Rumilda tem feito mesmo aos 80 anos. A vida é uma eterna aprendizagem, cheia de conquistas e novidades. E para se chegar nesta idade com vontade de continuar adiante, ela conta um segredo:

“Rir, rir bastante! Não perder a fé, a vida é um mar de rosas e é só colher as coisas boas, e quem quer, chega lá!”, afirma dona Rumilda.

Dona da escola se diz grata em participar do sonho da aluna


A proprietária da escola Instituto Mix de Profissões em Flores da Cunha, Clarice Roos Ribeiro, se diz lisonjeada de ter participado do projeto e do sonho de sua aluna.

E que cada vez mais as escolas, em todos os âmbitos, devem estar preparadas para atender o público da terceira idade.

“É uma satisfação para nós como escola estarmos envolvidos neste projeto pessoal da aluna, ficamos gratos por ela nos ter envolvido na realização de seu sonho pessoal. É fundamental que, a partir de agora, todas as unidades desenvolvam seus orientadores para que saibam trabalhar as necessidades deste público. O diferencial de toda escola deve ser em ter a consciência de valorizar e acolher muito bem as pessoas da terceira idade”, conclui a franqueadora de Flores da Cunha.



O livro de dona Rumilda foi lançado na feira do livro de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, na  37ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que segue até o dia 12 de dezembro de 2021.

Colaboração: Sandro Ferreira e Clarice Roos RibeiroInstituto Mix do Rio Grande do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.