VOCÊ EMPREENDEDOR / NOTÍCIA

Saque-aniversário do FGTS: um extra bem-vindo!

O saque-aniversário já foi solicitado por 9,8 milhões de brasileiros em 2021. Quando você adere a modalidade passa a ter o direito de realizar uma retirada por ano no mês de seu aniversário de parte do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O saque pode ser realizado até dois meses após o mês de seu aniversário.

Os nascidos no mês de janeiro já podem realizar o saque-aniversário desde 3 de janeiro, o prazo para a retirada do dinheiro termina em 31 de março de 2022. Terão direito os trabalhadores com contas ativas ou inativas no Fundo que possuem saldo. A modalidade é opcional.

Segundo a Caixa Econômica Federal, mais de 1,3 milhão de brasileiros têm direito ao saque-aniversário no mês de janeiro, que corresponde a cerca de R$ 1,9 bilhão.

Geralmente o período para efetuar o saque-aniversário começa no primeiro dia útil de nascimento do trabalhador e fica disponível até o último dia útil do segundo mês subsequente. Quando você não realiza o saque dentro do prazo, o dinheiro volta para as contas do seu FGTS.

Quando o trabalhador optar pelo saque-aniversário precisa informar o seu interesse à Caixa Econômica Federal até o último dia do mês de seu aniversário para poder receber no mesmo ano de adesão, podendo fazer a retirada até dois meses após o mês de seu nascimento.

No entanto, o trabalhador quando resolve aderir ao saque-aniversário fica impossibilitado de retirar o FGTS em caso de demissão sem justa causa, tendo direito apenas a multa de 40%. Se o trabalhador se arrepender de ter aderido ao saque-aniversário, precisará pedir a volta ao saque-rescisão.

Você pode a qualquer momento desistir do saque-aniversário e voltar à modalidade saque-rescisão, fazendo uma solicitação à Caixa Econômica Federal. O banco informa que essa alteração só vai se efetivar 25 meses depois da solicitação.

Quem tem direito?


O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado para proteger o empregado quando ele for demitido sem justa causa. Tem direito toda a pessoa que trabalha com carteira assinada.

No entanto, não é necessário ser demitido para realizar o saque-aniversário. É possível aderir a modalidade pelo aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS, pelo site da Caixa Econômica Federal ou presencialmente em agências da Caixa. Quem optar pela modalidade vai precisar fazer um cadastro até o último dia útil do mês de seu aniversário para poder sacar anualmente uma parte do saldo disponível no Fundo de Garantia.

Para efetuar o saque, é possível programar a transferência do valor para qualquer conta bancária em nome do trabalhador.

Veja o calendário do saque-aniversário do FGTS 2022

Mês de nascimentoPeríodo de pagamento
Janeiro3 de janeiro a 31 de março
Fevereiro1º de fevereiro e 29 de abril
Março2 de março a 31 de maio
Abril1º de abril a 30 de junho
Maio2 de maio a 29 de julho
Junho1º de junho a 31 de agosto
Julho1º de julho a 30 de setembro
Agosto1º de agosto a 31 de outubro
Setembro1º de setembro a 30 de novembro
Outubro3 de outubro a 30 de dezembro
Novembro1º de novembro a 31 de janeiro de 2023
Dezembro1º de dezembro a 28 de fevereiro de 2023

Oportunidade para investir ou pagar dívidas


Pagar dívidas atrasadas é sempre umas das melhores opções com o recurso extra do FGTS. Se você está negativado ou precisa por em dia contas que ficaram acumuladas a hora é agora, e é com este recurso.

Mas, mais importante que pagar as contas, é pensar em investir! E para que melhor do que você investir em você mesmo, com algo que ninguém poderá tirar de você? A resposta: educação!

Cursos profissionalizantes podem ser uma boa oportunidade para quem precisa se recolocar no mercado de trabalho ou começar uma profissão do zero. De fato, esse tipo de experiência de ensino faz muita diferença na formação de bons profissionais que enxergam além das opções tradicionais do mercado.

Durante a dinâmica das aulas, com a orientação de professores renomados, montar um plano de carreira focado em sucesso se torna apenas questão de tempo. Como resultado, você pode atuar como empreendedor ou simplesmente reforçar seu currículo com diferenciais capazes de chamar a atenção dos recrutadores exigentes.

Separamos estas opções de cursos que você pode investir com o dinheiro extra do saque-aniversário do FGTS.

← Voltar
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Saque-aniversário do FGTS: um extra bem-vindo!

O saque-aniversário já foi solicitado por 9,8 milhões de brasileiros em 2021. Quando você adere a modalidade passa a ter o direito de realizar uma retirada por ano no mês de seu aniversário de parte do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O saque pode ser realizado ...

Idosa realiza sonho de ser escritora e lança primeiro livro aos 80 anos

Aos 80 anos e com uma invejável sabedoria, dona Rumilda Martins da Silva, gaúcha nascida na cidade de Três Passos, no estado do Rio Grande do Sul, mãe de 10 filhos e com a quarta série concluída em 1952, realizou o sonho de publicar o primeiro livro.O feito foi na ...