Atitudes que empreendedores deveriam ter

Atitudes que empreendedores deveriam ter

Para empreender e se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso ter algumas atitudes que vão de encontro ao objetivo de se tornar empreendedor. Não é uma regra, claro. Mas se você se atentar a alguns destes tópicos as chances de sucesso serão muito maiores.

Acordar animado e com muita disposição, nem sempre acontece. Pior ainda é lembrar que o dia está cheio de afazeres. No entanto, é possível reduzir a sensação de sono e se manter produtivo até a hora de dormir.

Elencamos uma lista com algumas das atividades que podem fazer a diferença em nossa rotina e que também foram elencadas pela conhecida publicação sobre negócios e empreendedorismo: a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Atitude que muda tudo: atividade física!


Quem pratica alguma atividade física no dia-a-dia mantém o corpo saudável e a mente boa. O exercício libera cargas de endorfina, substância que diminui a sensação de sono, traz uma sensação de bem-estar e reduz aquele estresse diário.

Lembre-se: ao correr, malhar ou praticar um esporte logo cedo, você deixa seu corpo desperto e preparado para o resto do dia. Além de que você estará gerando “créditos de saúde” para o futuro.

Planejamento entra na lista de atitudes de empreendedor


Começar o dia já sabendo o que vai fazer, diminui a possibilidade de você esquecer algo no decorrer do dia. Adicione uma agenda e uma caneta na sua bolsa, ela será muito útil na sua vida profissional e pessoal.

Na questão do planejamento, entra também a prioridade. Quais são as suas? Use o começo do seu dia para fazer a tarefa mais complicada. Ao terminá-la, você ainda terá uma motivação extra. Afinal, a parte difícil do seu dia já passou. Que tal pensar assim? Você verá bons resultados logo logo.

Nada acontece sem motivação!


Todo dia, antes de acordar, o fundador da Apple se perguntava: “Se hoje fosse o último dia da minha vida, que meta eu perseguiria?” Este pequeno exercício fazia o empreendedor tirar o máximo proveito do seu dia.

Obviamente não precisamos fazer exatamente como Jobs, mas é importante dar sempre o melhor de si, todos os dias. Lembre-se: Tenha algo que te motive, ou pratique exercícios de motivação. Tenha um foco e corra atrás para conquistar.

Como uma das atitudes mais empreendedoras: a autoconfiança!


Confiar em suas próprias opiniões e transmitir confiança para sua equipe são comportamentos essenciais para quem almeja ter sucesso no mundo do empreendedorismo.

Discutir os dilemas com alguém que você confia é uma maneira de trabalhar a autoconfiança. O mentor pode ser desde o investidor do negócio a um profissional experiente no mercado.

Trabalhe a liderança!


Mesmo um profissional tendo trabalhado durante muito tempo como subordinado é possível que ele seja o líder de sua empresa. Empreendedor que fica mais preso no operacional acaba deixando de se desenvolver. E isso acaba refletindo no negócio.

E entre as principais atitudes de um empreendedor: a perseverança


Desistir com facilidade não faz parte do dia a dia de nenhum empreendedor de sucesso. Você dificilmente vai acertar de primeira, errar ajuda a conseguir ir para frente, tenha isso em mente. E é o empreendedor que tem perseverança para continuar que pode se destacar no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.