Ghost Kitchen veio para ficar!

Ghost Kitchen veio para ficar!

Pedir refeições por aplicativo ou através das redes sociais já faz parte do dia a dia do brasileiro. E foi pensando nesses clientes que surgiu a Ghost Kitchen, que em muitos casos podem ser conhecidas também como as Dark Kitchen, novo modelo de cozinhas comerciais elaboradas para atender online.

O mercado de delivery é um dos que mais cresce, principalmente com a quarentena imposta pela pandemia da Covid-19. É dentro desse mercado em expansão que se encaixa a Ghost Kitchen.

Nesse novo modelo de negócio alimentício, os restaurantes passam a não possuir um espaço físico para atender aos clientes. Os pedidos são feitos pela internet, preparados em uma cozinha profissional e entregues na casa do consumidor.

Ghost Kitchen se solidificaram durante a pandemia


Esse modelo de restaurante surgiu nos Estados Unidos, há cerca de dois anos, quando aconteceu o “boom” dos aplicativos de delivery, e vem se espalhando pelo mundo desde então.

Esses restaurantes são especializados em fazer pratos para serem entregues em casa. Eles não possuem um salão com mesas, cadeiras e garçons para atender aos clientes. Os pedidos são feitos exclusivamente por aplicativos ou pelas redes sociais.

Como funciona um estabelecimento neste modelo?


De certa forma, o funcionamento das Ghost Kitchens é parecido com os restaurantes tradicionais. Os dois preparam refeições, mediante um pedido feito pelo cliente, e é aí que as semelhanças acabam.

Nesse novo tipo de restaurante, os pedidos são feitos diretamente pela internet, sem contar com a mediação de um garçom. Por isso os cozinheiros estão focados em preparar o prato e não têm a preocupação de lidar pessoalmente com o cliente.

Depois do pedido preparado, é repassado aos entregadores, para que possam ser levados até o cliente. Sendo assim, quase não existe interação entre o cliente e o restaurante, o que diminui a possibilidade de falhas.

Dessa forma, a qualidade dos produtos oferecidos pela Ghost Kitchen tende a ser melhor do que aqueles oferecidos pelos restaurantes tradicionais.

Além disso, os espaços ocupados por essas Dark Kitchens podem ser compartilhados entre diversos restaurantes. Uma única cozinha pode servir como base para diferentes restaurantes durante o dia, através de um sistema de coworking.

As vantagens do sistema Ghost Kitchen:


– Localização: como a Ghost Kitchen não precisa de um espaço físico para atender aos clientes, podem ser instaladas em áreas mais afastadas. Isso porque a sua localização não é um fator relevante para sua lucratividade;

– Gastos reduzidos: esse tipo de restaurante funciona com um número reduzido de funcionários, o que diminui os gastos com pessoal;

– Além disso, a possibilidade de se dividir uma cozinha e a facilidade de instalações em locais mais baratos, também reduzem os gastos;

– Investimento baixo: para abrir um restaurante tradicional, é preciso investir em um espaço bem localizado, decoração e pessoal qualificado. Agora, para começar uma Ghost Kitchen, é necessário apenas o pessoal qualificado;

Isso porque o restaurante não precisa investir em um espaço físico que chame a atenção do cliente. Dessa forma, o capital aplicado é menor e voltado para a qualidade do produto oferecido;

– É direcionado para o delivery e conta com as diversas integrações, os pedidos são feitos por telefones, sites ou aplicativos.

E sempre é bom frisar o quão importante é a qualificação para você que deseja empreender ou seguir em um determinado segmento. Separamos essas dicas de cursos para você estudar na gastronomia, seja para empreender em um ghost kitchen ou trabalhar em uma. Sucesso!