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Salões de beleza se reestruturam na pandemia

Os salões de beleza em todo o Brasil passaram, e muitos ainda passam, por momentos indescritíveis de apreensão e medo de não saber o que irá acontecer no amanhã. Para muitos estabelecimentos a quarentena foi fatal, pequenos empreendedores fecharam as portas.

Para quem conseguiu resistir a crise aproveitando algumas medidas do governo, como a redução da jornada de trabalho ou a suspensão do contrato de trabalho, voltar a rotina de atendimentos foi algo de extremo alívio.

Mas vale lembrar que a pandemia do Coronavírus ainda não passou. Isso significa que até existir uma vacina eficaz, e que comece a ser distribuída entre a população, muitos cuidados devem ser observados.

Milhões de postos de trabalho


Os serviços de beleza, que incluem os salões, centros de estética, esmalterias, barbearias, entre outros, tem mais de um milhão de microempresas e microempreendedores individuais formalizados. Dentro do universo dos pequenos negócios, esse segmento é um dos mais afetados pela crise do Covid-19.

O Mercado de Trabalho elenca agora alguns cuidados importantes na hora de voltar a realizar os atendimentos. Tudo para garantir a segurança dos colaboradores e dos funcionários.  

Salões de beleza devem organizar os clientes 


Aproveite o tempo para duas ações importantes: a primeira é atualizar os dados dos clientes. A segunda é conhecer melhor o perfil de quem procura o seu salão.

Com ajuda dos profissionais-parceiros, estabeleçam as principais características que devem ser analisadas, como as características de biótipo, quais serviços procuram, que produtos e marcas preferem, por exemplo.

E sempre orientar aqueles que estão no grupo de risco, para não procurarem um serviço de beleza nesse momento, tão pouco aqueles que estão com os sintomas (febre, tosse seca, dores no corpo, dor de garganta).

Não deixe os clientes no esquecimento 


Após a organização do conjunto de clientes, mantenha a comunicação frequente. Os canais de contato devem estar sempre atualizados, publicando informação de interesse dos clientes, que podem até transbordar para os temas de bem-estar e saúde, além da beleza, claro.

Use ferramentas digitais como o WhatsApp®, TikTok®, Instagram®, Facebook®, Telegram®, YouTube®, todos gratuitos e de simples uso, que abrangem públicos de diferentes idades e comportamentos on-line.

O contato com os clientes também servirá para ativar campanhas de vendas (próximo item), além de manter o negócio bem posicionado na mente dos clientes.

Salões de beleza na internet: serviços e produtos


Com os dados atualizados e a manutenção do contato frequente com os clientes, abre-se canal para vendas on-line. As vendas podem ser de dois tipos, prioritariamente:  

Voucher de serviços, a chamada venda antecipada. Nessa situação, os clientes compram um serviço pagando antecipado e seu uso é feito quando o negócio for reaberto. Esse tipo de venda tem gerado bons resultados em negócios de beleza.

Outra opção são os produtos home care, sempre a partir das necessidades de cada grupo de clientes, com a formulação de kits específicos de produtos. Isso diferencia o negócio dos inúmeros sites de venda de cosméticos. Por mais que essas vendas não alcancem um faturamento significativo, elas mantêm o vínculo com o cliente.

Momento de revisar contratos de serviços


Diante da suspensão do atendimento ao cliente e vendas no ponto físico, é hora de rever os gastos mensais: telefonia, internet, assinatura de TVs, dados, softwares de gestão, manutenção de equipamentos. Se for dispensável, é hora de cortar ou suspender a assinatura.

Para isso leia o contrato e veja se o corte ou suspensão acarretará multas ou restrições futuras. Dedicar tempo para renegociar pode poupar um bom dinheiro e aliviar o caixa.

Repensando os estoques dos salões de beleza 


É um momento oportuno para colocar a casa em ordem, do ponto de vista da gestão de estoque. Faça um levantamento minucioso e reveja o planejamento de compras, e, quando possível, renegocie faturas que estão próximas a vencer.

Vários fornecedores estão anunciando condições diferenciadas neste momento. Nesse artigo você encontra dicas para checar como está seu crédito na praça e os passos para não ficar negativado.

Importante: ordene os produtos pelo prazo de validade e identifique os que devem ser usados primeiro, assim que o negócio voltar a funcionar.

Momento propício para renegociar valor do aluguel


Estar com o negócio sem funcionamento, como ainda acontece em alguns municípios brasileiros, pode acarretar falta de recurso para pagar o aluguel em dia. A dica é renegociar o máximo possível.

Se o negócio estiver localizado em shoppings e centros comerciais, procure a Associação Brasileira de Salões de Beleza, que tem pleitos junto à ABRASCE (Associação Brasileira de Shoppings e Centros Comerciais).

Caso não haja sucesso na renegociação, há a opção da obtenção de crédito e a opção de abrir mão do ponto comercial (deve-se analisar com apoio jurídico o contrato firmado).

Salões de beleza devem reinventar o seu espaço


Caso a negociação do aluguel seja bem sucedida ou o imóvel seja próprio, use o tempo que ficar sem receber clientes para repaginar o local. Não é o caso de grandes reformas, mas uma faxina especial no espaço, pintar você mesmo uma parede, mudar a disposição do mobiliário, trazer um item de decoração, usar plantas, por exemplo e, claro, aumente a distância entre as cadeiras, deixe a vista dos clientes os frascos de álcool em gel ou pias para lavar as mãos.

Procure sempre deixar portas e janelas abertas para favorecer a ventilação. Não deixe revistas ou outros objetos que podem ser manuseados por vários clientes. Essas pequenas ações irão revigorar o seu negócio e o preparar para a reabertura.

Caso você tenha que abrir mão do ponto, não desanime! Avise imediatamente os clientes que o negócio reabrirá em breve em outro local, que os clientes serão informados em breve sobre o novo ponto e comece a sondar outros locais para seu negócio. Pense que pode ser uma boa oportunidade para repensar se é hora de trabalhar em um espaço diferente ou com um tipo específico de atividade.

Preciso de crédito, o que fazer?


Os bancos públicos têm anunciado linhas de crédito com juros bem menores que os praticados no mercado. Os bancos privados também têm linhas especiais para a crise do Covid-19. Acompanhe as notícias e anúncios dos bancos, procure saber as linhas disponíveis e compare os juros praticados e os prazos de carência.

Importância da qualificação


Nesse cenário de desempregos, reestruturação de espaços e negócios, se destacam aqueles que tem uma boa formação, uma boa qualificação. Esses profissionais estão à frente quanto ao conhecimento para enfrentar situações como essas.

Colocar ordem na casa e, claro, possuem um trabalho muito aprimorado, o que já fideliza os clientes por natureza. Esse artigo, reforça a importância de uma qualificação nos próximos anos, principalmente para quem está desempregado.

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