Planejamento é a chave para uma carreira bem sucedida!

O destaque da vez em relação aos profissionais preferidos do mercado de trabalho são as pessoas que têm planejamento, habilidades específicas (soft skills), e que estão sempre prontas para novos desafios.
E por falar em desafios, um dos maiores deles para as pessoas dentro do mercado de trabalho é a estagnação ocupacional que acontece pela falta de alinhamento entre expectativas e realizações profissionais, justamente por falta de planejamento.
Por conta disso, o trabalhador acaba empregado, mas continua insatisfeito com a empresa na qual trabalha, a posição que ocupa, as funções que exerce, o salário e os benefícios que recebe e por aí vai. Não é à toa que a cada dia é mais comum ver gente interessada em montar um planejamento de carreira.
Dessa maneira, é possível evitar esse padrão e alcançar uma ocupação realmente satisfatória e estimulante tanto pessoal quanto profissionalmente. Para ajudá-lo nessa tarefa, nós do Mercado de Trabalho separamos algumas informações que vão fazer a diferença no seu modo de ver a sua carreira profissional!
Por que um planejamento de carreira é tão importante para alcançar o sucesso?
O planejamento de carreira é uma ação importante que toda pessoa deve realizar, pois ele permite que você analise o estágio em que ela se encontra e identifique o nível de contentamento com a sua trajetória.
A partir disso, você tem como traçar estratégias de curto, médio e longo prazo para mudar o que é preciso, se capacitar, ter um perfil mais competitivo no mercado e, assim, atingir os seus objetivos profissionais, resultado? Sucesso!
Pare para analisar a sua trajetória e comece fazendo um planejamento
O primeiro passo é avaliar como está a sua carreira e como você se sente em relação a ela. Esse é um exercício não só de autoconhecimento, mas também de esmiuçamento da sua jornada profissional até agora. Para realizá-lo, faça a si mesmo as seguintes perguntas:
- Estou realizado pessoal e profissionalmente com o meu cargo atual?
- Era esse o cargo que eu desejava ocupar há alguns anos?
- Sinto que as atividades que eu desempenho são adequadas à minha formação e ao nível de experiência que tenho?
- Me sinto orgulhoso com as conquistas profissionais que tive na vida?
- Minha carga horária semanal de trabalho é agradável?
- Meu salário é satisfatório para cobrir minhas necessidades e assegurar o padrão de vida que eu quero ter?
- Há possibilidade de crescimento dentro da empresa em que estou?
- Posso ser responsável por grandes feitos que me proporcionem reconhecimento profissional estando na empresa na qual trabalho?
Você já parou para analisar o que deseja para o futuro?

Feita a primeira etapa e identificando que a sua carreira não está no patamar desejado e você não trabalha com o que gosta, é hora de refletir sobre onde quer chegar e o que é preciso para fazer isso acontecer.
Imagine que você atua numa agência de marketing digital gerenciando contas e projetos, mas tem o desejo de ter sua própria companhia nesse ramo. Para tanto, é preciso capital para abertura do negócio e contratação de funcionários, capacitação em administração de empresas, prospecção de clientes, divulgação dos serviços em mídia online e offline etc.
No segundo exemplo, por outro lado, você atua como contador dentro de uma organização de médio porte, mas almeja ser concursado como auditor-fiscal para ter um cargo mais relevante social e profissionalmente, bem remunerado e com alto nível de estabilidade. Para isso, é preciso não apenas ser aprovado em um concurso público, mas ter uma formação continuada para se adequar aos requisitos do edital desejado. Para isso é necessário investir em educação!
Investir em cursos fará toda a diferença no seu planejamento
Investir na sua educação, como cursos profissionalizantes, é crucial para um planejamento de carreira promissor. Afinal, com empresas com cada vez mais demandas técnicas para expandir os negócios e ter lucro, consumidores conscientes da influência que exercem na economia e número crescente de profissionais graduados no mercado, não bastará ter um certificado, diploma e experiência laboral.
Será necessário estar um passo à frente e ter um currículo campeão, qualificando-se como especialista na sua área de atuação para ser indispensável no quadro de colaboradores de qualquer organização.
Fora o seu nível de capacitação, não deixe de lado as suas habilidades e competências. Tenha em mente que elas também são importantes para o trabalho que você quer desempenhar e a sua capacidade de se relacionar com outros profissionais, cumprir metas, gerenciar projetos e por aí vai.
Portanto, faça um mapeamento dos pontos fortes que você já tem e podem ser aperfeiçoados (como proatividade, pontualidade e adaptabilidade) e aqueles que são fracos e podem ser adaptados ou corrigidos (como falta de inteligência emocional, baixa resiliência e dificuldade em se expressar em público) por meio de cursos, treinamentos e workshops.
Networking abrirá os caminhos para o sucesso!
Por fim, mas não menos útil, aumente o seu networking. Ter uma rede de contatos ampla e, acima de tudo, ativa é indispensável para conseguir indicações de trabalho, ser recomendado para as vagas que surgirem em diferentes empresas, participar de projetos pioneiros e em fase de implementação, conquistar oportunidades internacionais, saber previamente de promoções e contratações da organização em que atua etc.
Portanto, saia da zona de conforto e comece a trabalhar a sua interação interpessoal com colegas de curso, professores, membros da equipe, chefes, fornecedores e afins. Vale reforçar que os lugares para isso são os mais diversos, como escolas, local de trabalho, conferências, eventos corporativos, simpósios, palestras etc. Sucesso na sua jornada!