VOCÊ EMPREENDEDOR / NOTÍCIA

Moda: como aprender a costurar?

Muita gente foi atrás de algo para ocupar a mente durante a quarentena e o isolamento social. Para alguns foi um período para aprender novas coisas. Ir para a cozinha fazer novas receitas, outros entraram em novas redes sociais e participaram de desafios, outros focaram em jardinagem e cuidar de plantinhas, e muita gente dedicou parte do seu tempo para fazer moda! Isso mesmo, corte e costura para aprender a fazer peças, dar asas à imaginação.

Você gosta de moda, sempre sonhou em começar a produzir suas próprias roupas, vestidos ou algo mais simples? Vamos te ajudar com dicas simples para que você comece a trabalhar com moda e aprenda a costurar, seja para fazer roupas para você mesmo ou empreender (porque não) e faturar um bom dinheiro. Já imaginou?

Começando a trabalhar com corte e costura


Quem está iniciando no mundo da moda, em especial corte e costura, pode se sentir um pouco deslocado no princípio, afinal, são tantas e pequenas coisinhas que não podem ser esquecidas!

Mas, a partir do momento que se superam as dificuldades iniciais, a prática da costura se torna uma atividade muito prazerosa e, por que não dizer, até mesmo rentável; uma boa costureira sempre tem trabalho, seja costurando ou reformando roupas para outras pessoas. Vamos acompanhar então algumas dicas importantes para você que quer iniciar na moda:

Tenha em mãos uma boa tesoura


A dica parece um tanto óbvia, mas muita gente não se dá conta que uma boa tesoura para costuras será uma companheira pelo resto da vida. Tesoura específica para tecido, e usada única e exclusivamente para esse fim; caso você tente cortar outros materiais com a tesoura de tecido, pode estragá-la ou inutilizá-la. Então invista em uma tesoura, lembre-se, investimento, não gasto. 

Seja organizado e separe tudo com muita atenção


Você, cheio de boa vontade, resolve começar a costurar, e, no meio da costura, acaba a linha. Mas onde você guardou a linha extra? Ou você precisa ir comprar outro carretel? Costurou onde não devia, precisa de um desmanchador de costuras, e onde está ele mesmo? Com essas paradas constantes e atrapalhamentos, não há entusiasmo que resista.

Você quer separar tudo que irá utilizar em uma costura? Mas a tesoura está na gaveta da cozinha, as linhas, na estante da sala, as agulhas, em uma caixinha do quarto. Para tudo na vida é bom ser organizado, mas na costura é praticamente fundamental. Poupa tempo e paciência. Por isso, foco na organização!

Dica básica na moda: molhe o tecido antes!


Muitos tecidos têm a tendência de encolher depois da primeira lavagem. Se você não molhar o tecido antecipadamente, corre o risco de produzir uma peça que não servirá mais após ser lavada. Após molhar o tecido, espere ele secar antes de utilizá-lo.

Outro ponto importante é um bom corte: não é à toa que se diz “corte e costura”. Um tecido mal cortado, além de ser um desperdício de material, mesmo se costurado, não terá bom acabamento ou bom caimento, sendo um produto de má qualidade. Procure cortar o pano com calma, observando as instruções do molde e cortando exatamente onde é pedido.

Hora de passar a peça


O ato de passar a peça durante a costura, embora não pareça, faz muita diferença no acabamento final, deixando seu trabalho com um ar mais profissional, as costuras mais ajustadas e os vincos mais definidos. Ao passar tecidos delicados, proteja-os com outro tecido por cima destes. Cuidado ao passar a área da costura, pois algumas linhas, principalmente se não forem de boa qualidade, podem derreter ou desfazer-se.

Nada mais importante na moda que o acabamento


Dizem que a principal diferença entre um bom e um mau costureiro, ou costureira, é o acabamento das peças. Retirar os excessos de linha, passar as peças cuidadosamente, não deixar pedaços de alinhavos, tudo isso são práticas essenciais à boa costura.

Até mesmo as costureiras mais experientes se equivocam em seus projetos. Quando você estiver costurando, o desmanchador de costuras será um de seus melhores amigos. Não tenha medo: se notar algo errado ou fora do projetado, respire fundo, descosture, e costure novamente.

Seguindo essas dicas, com calma, paciência e capricho, em breve você será um ótimo costureiro, ou costureira, separamos esse curso de Corte e Costura que pode te ajudar muito neste processo de aprendizagem! 

← Voltar
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Aluna da Construção Civil se torna motivação para as mulheres

Quem disse que o segmento da construção civil é algo exclusivo para homens? Embora o mercado da construção seja, em sua maioria, um ambiente masculino, cada vez mais as mulheres têm despontado como excelentes profissionais nesta área, e elas têm provado que são mais do que capazes de exercer funções ...

Instrutor do IM revela método do sucesso!

Liderança, uma das soft skills (habilidades comportamentais) mais requisitadas atualmente não se desenvolve do dia para a noite. Principalmente para quem já atua há anos da "mesma forma". Hoje vamos trazer o case do instrutor Cristiano Leite, do Instituto Mix de Profissões de Jacareí, no estado de São Paulo.Cristiano Leite ...